domingo, 18 de abril de 2010

Festival Brasil Sabor - Fratello Uno - 103 sul - Brasília/DF

Pessoas!

Fomos provar a pizza Mojitos da Fratello. Deliciosa!!! Com temática mexicana, a pizza é de carne moída com tempero mexicano, ou seja, apimentadinho, em alguns pedaços mais do que eu gostaria, recheada com cheddar e, segundo a descrição, salpicada com flocos de milho, que mais parece Doritos, ou algum similar, como podem ver na foto. Mas o gosto não era forte como o de Doritos. Custa R$ 24,20 e eles indicam para 1 pessoa.



Adorei a inovação (se é que é uma inovação...para nós era :)), a apresentação estava ótima, a pizza quentinha, massa crocante, e atendimento bom.

Éramos três pessoas na mesa. Pedimos de entrada um pão da casa, de calabresa e tomate seco, que é muito bom. Com uma taça de vinho e duas fatias da pizza, todo mundo saiu satisfeito. 

Beijocas. Vanessa


sexta-feira, 16 de abril de 2010

Festibal Brasil Sabor - BSB Grill - 304 norte - Brasília/DF

Pessoas!

Continuando a saga pelos pratos mais descolados da do Festival Brasil Sabor 2010 na Capital Federal, e o usando como desculpa pra voltar nos lugares que amamos, fomos ao Bsb Grill conferir a Fraldina Tropical Kobe Beef. Por R$ 42,40 pra 1 pessoa, a carne é servida com dois acompanhamentos.

Se você não sabe, o Kobe Beef é A carne.  Conhecemos a delícia em 2008, em São Paulo. Tá tudo registrado no antigo blog. Na época, não achei nenhum restaurante em Brasília que servisse a carne e fomos atrás da coqueluche no Varandas Grill, aliás, uma beleza de lugar. Um tempo depois, soube que o Bsb Grill serve  o bife kobe, mas não é sempre que tem, e algumas vezes as peças são grandes, então você tem que juntar uma turma que tope pagar caro num pedaço de carne. Como uma vez que eles tinham uma peça de picanha que serviam 8 a 10 pessoas, e estavam vendendo por 800 reais com os acompanhamentos. Tentei juntar um grupo, mas a única coisa que consegui foi ser taxada de louca. Coitadas dessas pessoas que não sabem o que comem :)

Esclarecendo rapidamente, o Kobe Beef é um tipo de carne originária do Japão. O boi, wagyu, é criado cheio de confortos (massagem, cerveja, música) que favorem a marmorização da carne, isto é, a "entrada" de gordura entre as fibras musculares, deixando a carne mais macia e bem saborosa. No Brasil, existe criação desse tipo de carne provenientes de cruzamento entre o wagyu e outras "marcas" de boi.

Enfim, o prato do festival é bem bacana. A carne é mesmo macia, grande, suculenta e gordurosa. Eu achei o gosto da gordura bem acentuado, e não lembro de ter achado isso quando experimentei o kobe beef da outra vez. Talvez porque a carne de agora é fraldinha, que já tem um "que" de marmorização por natureza. Mas, de comer agradecendo. Os acompanhamentos, como sempre, são show de bola. Vocë pode escolher dois dentre arroz (variado), batata assada e farofa de ovos. 




Dica: vale a pena pedir uma entrada, comer uma esfirra, tomar um choppinho e dividir o prato. A quantidade não é bem suficiente pra duas pessoas, mas é muito pra uma pessoa, pois a carne é alta e gordurosa, ou seja, a bichana pesa!!!! No fim do prato, eu rezava pra conseguir acabar. Não podia deixar de sobra no prato carne tão nobre :)

Beijocas. Vanessa
_____________________________________
Post antigo ( http://blogdenosdois.zip.net/arch2008-12-01_2008-12-31.html )

06/12/2008 18:42 - publicado por Vanessa
Bife Kobe

Olá pessoas!
O bife Kobe é a carne do boi japonês da raça Wagyu, conhecido pela extrema maciez e saborosidade.  Isso porque os gados dessa raça tem características genéticas
que favorecem o acumular o dobro da quantidade de gordura que acumulam outras raças, e ainda que a gordura penetre na carne de forma homogênea, formando a chamada "marmorização". Além disso, para potencializar toda essa genética favorável, os bois têm seus movimentos limitados, recebem massagens freqüentes, ouvem música clássica e tomam cerveja e saquê. É mole?

No Brasil, poucos restaurantes servem o bife kobe. E os servidos por aqui são de gados híbridos, cruzamento do Wagyu com alguma raça nacional. A criação segue a confortável receita do wagyu original. Fomos à São Paulo e aproveitamos para experimentar a iguaria, no Varanda Grill. Há duas categorias servidas, dependendo do grau de marmorização, segundo uma tabela de vai de 1 a 12: a Premium, com grau de marmorização de 8-9 e custa R$ 135,00; e a Super Premium, com grau de marmorização de 10-11 e custa R$ 185,00. Esses valores são por prato, com acompanhamento. No cardápio tinha uma outra categoria, inferior, que não consigo me lembrar o nome agora, mas pelo que me recordo era algum carne genérica parecida com o bife kobe. Custava R$ 85,00.
Escolhemos um Premium, ao ponto. Valeu cada centavo. A carne é mesmo macia e saborosa.



Beijocas!
Vanessa


quinta-feira, 15 de abril de 2010

Festival Brasil Sabor - Godofredo - 408 norte, Brasília/DF

Pessoas! Tudo bem?

O Festival Brasil Sabor começou! E ontem fomos verificar o Jacaré em Pedaços, por R$ 24,20 para duas pessoas, do Godofredo. O prato é feito com lascas de jacaré e bacon, acompanhado de baguete francesa. A apresentação foi excelente, muito igual a foto de divulgação. 

O prato é pra ser encarado como petisco: colocado no centro da mesa, é pra ir cada um pegando um bocado e provando. Achei a quantidade de pão desproporcional à quantidade de carne, muito bem servida. A carne estava gostosa, com tempero suave, mas presente. Eu acho que talvez faltou um pouco de "liga" entre carne e bacon, porque às vezes ficava difícil de comer, caia tudo do garfo ou da rodela de pão. Opinião minha, pro Vinicius estava perfeito. 

Além da carne de jacaré, o Godofredo tem outros encantos. Um belo cardápio de cervejas, garçons atenciosos e ambiente bacana. É um ótimo programa.

Ah, só verifiquem a programação do Café da Rua 8 (vizinho deles) antes de irem. Ontem estava tocando um pagode infernal numa altura tão alta que contaminava todo o ambiente do Godofredo. E nossa mesa era bem na "divisa" com o vizinho. Por toda a noite não conseguimos sequer saber o que tocava no Godofredo. Péssimo.

Beijocas. Vanessa.

domingo, 11 de abril de 2010

Taberna do Infante - 408 norte, Brasília/DF

essoas! Tudo bem?

O restaurante Taberna do Infante é um lugarzinho muito pequenino e acolhedor. Meia-luz com decoração bacaninha ao som de jazz. Com apenas dez pequenas mesas dispostas num espaço justo mas aparentemente suficiente, é daqueles restaurantes que o dono, Jorge Santos, te recebe. Aliás, ele lembra que foi ele mesmo que fez sua reserva, se apresenta, abre um sorriso e te ganha. O garçom, único do local, tem tanta simpatia que, pra gente que não é crítico gastronômico e vai mesmo é em busca de um momento pra ser lembrado, sai feliz de qualquer jeito, mesmo que a comida não seja boa. Mas, não é caso da Taberna.

A entrada foi bem bacana. Com bolinho de bacalhau (acho que o melhor que já comi na vida, não me lembro de outro tão bom quanto), polvo, azeitona, manteiga (deliciosa), um patê de camarão (acho) e cesta de pães estava bem gostoso e achei que valeu o preço, uns R$ 10,00 por pessoa.


Para prato principal, pedimos um bacalhau desfiado com purê de batata e parmesão, acompanhado de arroz branco. Servido para duas pessoas (obviamente daria pra três), custou por volta de R$ 65,00. O gigante prato estava saboroso. A única ressalva é que, se fosse servido com legumes, acho que ganharia pontos, já que já tínhamos purê de batatas.


Depois de tanta comida e uma garrafa de vinho (Covento da Vila, português, por volta de R$ 40,00), pedimos a conta e zarpamos. Apesar de nao ser uma comida que se come de joelhos, a visita vale a pena.

Beijocas. Vanessa.

quinta-feira, 1 de abril de 2010

Toujours Bistrot - 405 sul, Brasília/DF

Oi pessoas!

Há uns 3 meses fomos conhecer o restaurante Toujours Bistrot, um francês localizado na 405 sul. A impressão inicial, assim que se adentra o restaurante, é ótima! Um lugarzinho muito bem decorado, com cadeiras de madeira pintadas de branca, mesas com toalhas verdes quadriculadas, as paredes decoradas com vasinhos de plantas que se encontram e se cruzam, fontes de água, uma árvore bem no meio do pequeno salão. Super romântico.

O atendimento é excelente, com garçons atenciosos e bem educados.

O cardápio tem bastante opção, e os preços dos pratos principais variam de R$ 29,00 (massas) a R$ 60,00 (frutos do mar ou outros mais elaborados). Há opção de vinho em taça, não tão em conta: R$ 16,00. No almoço tem a sugestão do dia, que muda a cada dia da semana, por R$ 29,00. É possível ainda optar pelo menu de entrada + prato principal + sobremesa, acho que por R$ 39,00, ou somente entrada + prato principal, salvo engano por R$ 33,00. A entrada é uma salada de folhas verdes com molho de azeite e vinagre balsâmico e a sobremesa é um crepe. O couvert custa R$ 7,00 por pessoa (pão, manteiga e terrine).

No dia que fomos, quarta, coincidentemente o prato do dia é o Beef Bourguignon, o prato do filme Julie e Julia. Pedimos, então, o prato do dia com a entrada, e o prato chamado Saint Peter (outro nome para tilápia) com ratatoulle, que era filet de tilápia e legumes, por R$ 32,00.

O couvert era bonzinho, mas podia ser melhor. A manteiga é sem graça e o pão nem lembrava aquela baguete francesa. Os pratos estavam muito bons. Tanto a apresentação como o sabor.

O molho da salada estava incrível; o beef bourguignon com sabor bem concentrado, bom pra quem gosta de sabores fortes, como o Vinicius; o peixe estava divinamente temperado, com bastante azeite e ervas e o ratatoulle, com pimentão, beringela, abobrinha e dentes inteiros de alho, também muito gostoso.








A visita vale a pena!


Beijocas. Vanessa